Sábado – Pense por si

GPS

Souto Moura premiado pela Bienal Ibero-Americana

O júri da Bienal galardoou o arquitecto português "pelo importante contributo do seu ensino em universidade de diversos países" e pela sua "obra cheia de emoção"

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas GPS
12 de abril de 2016 às 17:37

O arquitecto Eduardo Souto de Moura foi premiado pela X Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo (BIAU), em Madrid, "pelo importante contributo do seu ensino em universidade de diversos países".

 

O júri da Bienal, que se reuniu esta quarta-feira, em Madrid, galardoou o arquitecto português Souto de Moura - seleccionado entre outras 21 candidaturas apresentadas - também pela sua "obra cheia de emoção".

 

Na escolha pesaram ainda "as enriquecedoras relações entre diferentes escalas, lugares e momentos da sua obra", e a capacidade de "experimentar com novos materiais e estruturas".

 

O arquitecto de 63 anos, nascido no Porto, premiado com o Pritzker em 2011, assinou, entre outros projectos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

 

A X Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Urbanismo tinha recebido a candidatura de Souto de Moura, através da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

 

No certame foram ainda premiados 26 projectos, seis livros, duas publicações e uma colecção de vídeos.

 

A BIAU, iniciativa do Ministério do Fomento do Governo de Espanha, promove o intercâmbio de experiências entre arquitectos e urbanistas dos países latino-americanos, Espanha e Portugal, debatendo os grandes problemas do sector.

 

Comissariada pelos arquitectos espanhóis Ángela García de Paredes e Ignacio G. Pedrosa, em conjunto com Álvaro Puntoni, comissário adjunto em São Paulo, a bienal recebeu, nesta edição, um total de 1.111 projectos.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)