O regresso dos Oasis poderá ser anunciado esta semana, na mesma altura em que o primeiro álbum da banda, Definitely Maybe, celebra o 30º aniversário. A notícia foi avançada pelos meios de comunicação britânicos depois de as publicações dos irmãos Gallagher terem levantado suspeitas nas redes sociais.
No domingo, 25 de agosto, Liam e Noel publicaram um vídeo na rede social X com a mesma data: "27 de agosto de 2024". Além disso, Liam Gallagher também já tinha escrito na mesma rede social: "Nunca gostei da palavra antigo". O vídeo também foi partilhado pela conta oficial da antiga banda.
Segundo noticiou o jornal britânico The Sunday Times, a banda irá tocar 10 vezes no Estádio de Wembley, em Londres, e também irá atuar no Heaton Park, em Manchester. Os concertos deverão acontecer no próximo ano. "Noel e Liam nunca vão ser os melhores amigos, mas querem trazer os Oasis de volta para os fãs", disse uma fonte ao jornal The Sun.
A banda de rock inglesa nasceu em 1991 e era composta pelos músicos Liam Gallagher, Noel Gallagher, Gem Archer, Chris Sharrock e Andy Bell. O álbum de estreia foi lançado em 1994 e vendeu 8,5 milhões de cópias em todo o mundo. Os irmãos ficaram conhecidos por lançarem canções icónicas como Live Forever (1994), Wonderwall (1995) e Don't Look Back In Anger (1996).
Não é esperado que nenhum outro membro da banda se junte a esta reunião, além dos dois irmãos. A banda separou-se antes de um concerto no festival francês Rock en Seine, devido a uma discussão nos bastidores que terá levado Liam a danificar uma guitarra de Noel.
"É com alguma tristeza e grande alívio que vos digo que deixei os Oasis", escreveu Noel no site oficial dos Oasis, em 2009. E acrescentou: "Simplesmente não consigo trabalhar nem mais um dia com o Liam". Anteriormente, já tinham sido relatados vários episódios de tensão entre os dois.
De acordo com o jornal The Daily Mail, em 1995, durante as gravações do segundo álbum da banda, What's The Story, Morning Glory?, Noel terá batido com um taco de críquete na cabeça de Liam. Mais tarde, em 2009, durante uma entrevista ao Q Magazine Noel terá dito sobre Liam: "Ele é o homem mais zangado que alguma vez conhecerão. É como um homem com um garfo num mundo de sopa".
No entanto, a relação parece ter melhorado depois de Noel ter direcionado vários elogios ao irmão, durante uma entrevista com o jornalista John Robb, na Sifters Records, em Manchester, na semana passada. "Quando eu cantava uma canção, soava bem, quando ele a cantava, soava muito bem", afirmou.
Para celebrar o 30º aniversário do primeiro álbum, a banda irá lançar na próxima sexta-feira canções inéditas gravadas no estúdio Monnow Valley, no País de Gales.