Sábado – Pense por si

GPS

Espanha investiga Katy Perry por videoclipe em dunas protegidas

Em causa estão as filmagens de "Lifetimes", mais recente single do seu álbum de regresso, que terá sido gravado nas dunas de S’Espalmador, em Formentera.

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas GPS
Espanha investiga Katy Perry por videoclipe em dunas protegidas
Débora Calheiros Lourenço 14 de agosto de 2024 às 16:20
Youtube

As autoridades espanholas estão a investigar a cantora Katy Perry por alegadamente ter filmado um videoclipe numas dunas de areia em território ecologicamente sensível e protegido nas Ilhas Baleares sem qualquer permissão. 

No vídeo de Lifetimes é possível ver a artista norte-americana a dançar em praias nas ilhas de Ibiza e Formentera. Acredita-se que algumas das cenas foram filmadas no meio das dunas protegidas do ilhéu S’Espalmador, em Formentera. 

A carregar o vídeo ...

Na terça-feira o departamento do meio ambiente das Ilhas Baleares emitiu um comunicado onde alega que a produtora do videoclipe não pediu nenhuma autorização para efetuar as filmagens, pelo que "ações de investigação preliminares foram iniciadas". O departamento reforçou a existência de uma secção no Plano de Gestão de Recursos Naturais onde é explícito que "reportagens fotográficas, cinematográficas ou videográficas" com "fins publicitários ou de exibição comercial" exigem autorização expressa do Ministério do Ambiente.  

Katy Perry ainda não comentou as acusações. S’Espalmador é um ilhéu desabitado com aproximadamente 2,9 quilómetros de comprimento e uma das áreas ecologicamente mais ricas de Formentera. 

O site do turismo regional considera a zona como tendo um "grande valor ecológico". 

Lifetimes é o mais recente single do álbum 143 que marca o regresso de Katy Perry, e mais um a gerar em polémica. Além das alegadas gravações em território protegido, a música foi produzida por Dr. Luke, o mesmo produtor processado por Kesha em 2014 por ter "abusado sexual, física, verbal e emocionalmente" da cantora "a ponto de ela quase perder a vida", o que tem gerado muitas críticas a Katy Perry. Dr Luke e Kesha acabaram por chegar a um acordo para encerrar o processo no ano passado, o produtor negou sempre as acusações.  

Woman’s World, o primeiro single do projeto, foi criticado por não conseguir causar o impacto desejado e por apresentar uma retórica feminista fora do contexto. O The Cut acusou a cantora de estar "presa em 2016" e a Rolling Stone levantou a questão: "Katy Perry lançou o pior single de regresso de todos os tempos?"

Artigos Relacionados
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)