As autoridades espanholas estão a investigar a cantora Katy Perry por alegadamente ter filmado um videoclipe numas dunas de areia em território ecologicamente sensível e protegido nas Ilhas Baleares sem qualquer permissão.
No vídeo de Lifetimes é possível ver a artista norte-americana a dançar em praias nas ilhas de Ibiza e Formentera. Acredita-se que algumas das cenas foram filmadas no meio das dunas protegidas do ilhéu S’Espalmador, em Formentera.
Na terça-feira o departamento do meio ambiente das Ilhas Baleares emitiu um comunicado onde alega que a produtora do videoclipe não pediu nenhuma autorização para efetuar as filmagens, pelo que "ações de investigação preliminares foram iniciadas". O departamento reforçou a existência de uma secção no Plano de Gestão de Recursos Naturais onde é explícito que "reportagens fotográficas, cinematográficas ou videográficas" com "fins publicitários ou de exibição comercial" exigem autorização expressa do Ministério do Ambiente.
Katy Perry ainda não comentou as acusações. S’Espalmador é um ilhéu desabitado com aproximadamente 2,9 quilómetros de comprimento e uma das áreas ecologicamente mais ricas de Formentera.
O site do turismo regional considera a zona como tendo um "grande valor ecológico".
Lifetimes é o mais recente single do álbum 143 que marca o regresso de Katy Perry, e mais um a gerar em polémica. Além das alegadas gravações em território protegido, a música foi produzida por Dr. Luke, o mesmo produtor processado por Kesha em 2014 por ter "abusado sexual, física, verbal e emocionalmente" da cantora "a ponto de ela quase perder a vida", o que tem gerado muitas críticas a Katy Perry. Dr Luke e Kesha acabaram por chegar a um acordo para encerrar o processo no ano passado, o produtor negou sempre as acusações.
Woman’s World, o primeiro single do projeto, foi criticado por não conseguir causar o impacto desejado e por apresentar uma retórica feminista fora do contexto. O The Cut acusou a cantora de estar "presa em 2016" e a Rolling Stone levantou a questão: "Katy Perry lançou o pior single de regresso de todos os tempos?"