Sábado – Pense por si

A Sedução da Modernidade no Museu do Chiado

A ligação da arte oitocentista com a literatura e uma dupla de designers contemporâneos contra a ortodoxia da produção em massa são os temas das duas exposições que são inauguradas no dia 27 no Museu de Arte Contemporânea do Chiado

Capa da Sábado Edição 28 de outubro a 3 de novembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 28 de outubro a 3 de novembro
As mais lidas GPS
Ágata Xavier 02 de maio de 2017 às 10:45

Bebiam conhaque e cerveja enquanto discutiam o estado da arte em Portugal, ansiosos pela modernidade trazida de Paris e Barbizon por Silva Porto, o aluno brilhante que regressou de França para dar aulas nas Belas-Artes. O conjunto de jovens reunia-se na cervejaria Leão d'Ouro, em Lisboa, e foi com o nome da casa que lhes servia imperiais que ficaram imortalizados na tela de Columbano Bordalo Pinheiro e no nome cunhado por Mariano Pina: o Grupo do Leão.A Sedução da Modernidade, que será inaugurada a 27 de Abril, quinta-feira, na Sala dos Fornos do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, em Lisboa, revela as propostas artísticas do primeiro grupo a romper com as convenções académicas vigentes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)