Sábado – Pense por si

Fevereiro é sinónimo de Fantasporto

O 37.º Festival Internacional de Cinema do Porto decorrerá no Teatro Municipal Rivoli entre Fevereiro e Março. E terá um pouco de tudo, do cinema de terror argentino à presença de actores da TV Globo

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
Rodrigo Affreixo 20 de fevereiro de 2017 às 08:00

Timidamente, em 1981, a Cinema Novo (então uma revista) organizou o Fantasporto 81 - I Mostra Internacional de Cinema Fantástico. O ciclo correu tão bem que, passado um ano, no mesmo local - o mítico Auditório Nacional Carlos Alberto, hoje Teatro Carlos Alberto - a segunda edição já se chamava Festival Internacional de Cinema Fantástico e já tinha uma secção competitiva. Ao longo dessa década tornou-se um festival de culto. Depois quis crescer e tirou o "fantástico" da designação, para poder alargar a programação a outras imagens e narrativas. Mas era tarde demais: no "Fantas", como nos rojões à moda do Minho, o público quer algum sangue - que nunca lhe foi negado. No fim dos anos 90, mudou de residência, para o Rivoli, onde se mantém, e hoje é uma referência no circuito internacional de festivais dedicados ao terror e ao fantástico, como os de Sitges e Bruxelas. No Porto, aliás, Fevereiro continua a ser sinónimo de três coisas: chuva, Carnaval e Fantasporto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)