O polémico cineasta norte-americano Michael Moore surpreendeu hoje ao anunciar que chega às salas de cinema na quinta-feira o seu mais recente filme, cujo enredo gira à volta de Donald Trump, candidato republicano à Casa Branca
O filme, com o títuloMichael Moore in TrumpLand e que se baseia numa obra de teatro escrita por Moore, terá a sua estreia no IFC Center, de Nova Iorque.
A sinopse oficial do filme explica que o projecto é uma repetição da obra de teatro que Moore esperava apresentar no Ohio, nos Estados Unidos.
"Vem ver o filme que os republicanos do Ohio tentaram impedir. O vencedor do Óscar Michael Moore adiantou-se ao entrar em território hostil, no coração da terra de Trump, com o seu filme arriscado e hilariante, semanas antes de realizarem-se as eleições de 2016", refere o comunicado sobre a película.
Michael Moore publicou na sua conta na rede social do Twitter uma fotografia da sala de montagem do filme, acompanhada pela frase: "Há algo cozinhar. Ontem à noite, na cozinha (...)".
Hey NYC- Who wants a peek @ what I've been up 2? Tues, 9:30pm, IFC Center. TIx free, 1st come, b.o. opens 8:30pm. pic.twitter.com/SrAhaq74ME
Moore venceu o Óscar do melhor documentário em 2003 com oBowling for Columbine e foi de novo candidato comSicko (2007), uma história que denunciava as debilidades do sistema de saúde nos Estados Unidos.
No trajecto de Moore, repleto de obras de conteúdo controverso, comoCapitalism: A Love Story (2009) eWhere to Invade Next (2015), destaca-seFahrenheit 9/11 (2004), que se converteu no documentário com maior êxito da história dos Estados Unidos ao obter receitas nas salas de cinema de 119,1 milhões de dólares (108,5 milhões de euros).