Sábado – Pense por si

Um intervalo de Pedro César Teles para apreciar a pintura

A exposição "Intervallum: sonhar (n)o rio" apresenta, em Lisboa, várias pinturas do artista Pedro César Teles, sobre as relações humanas, a figura feminina e a cidade.

Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
Um intervalo de Pedro César Teles para apreciar a pintura
Sofia Parissi 08 de março de 2023 às 20:00

"Quem sai no intervalo, não tem oportunidade de desfrutar na totalidade." Foi dessa premissa que partiu o pintor português Pedro César Teles, quando idealizou a exposiçãoIntervallum: sonhar (n)o rio. A inauguração foi marcada para quinta-feira, 2 de março, na galeria de arte do Clube Nacional de Artes Plásticas (CNAP), em Lisboa.

Tal como o próprio nome indica, a exposição pretende transmitir a ideia de intervalo, "para desfrutarmos de momentos de que às vezes sentimos necessidade, como ficar parado em frente a um rio ou a uma montanha," diz Pedro César Teles àSÁBADO.

Com 49 anos, o pintor nasceu em Angola, estudou entre o Porto e Lisboa e já viveu em vários lugares de Portugal. Dedicou-se às artes plásticas desde muito cedo e em 2011 divulgou pela primeira vez os seus trabalhos de pintura. Mais recentemente, iniciou um projeto que passa por colocar em tela os desenhos que tem vindo a fazer desde a adolescência, concentrando-se nas suas temáticas principais.

Sobre o processo de criação das obras, paralelo à mostra, o artista revela: "Estou sempre a desenvolver ideias minhas. Tenho liberdade total de criação e faço os trabalhos com o propósito de me encantar por eles."

D. R.

A ideia é que, na exposição, os visitantes tenham oportunidade para explorar alguns dos trabalhos do artista, em torno de temáticas como a mulher, a cidade e as relações humanas.

O tema que perpassa quase toda a exposição é a vida e a visão de Pedro César Teles sobre ela, de acordo com as suas próprias experiências. Tema esse que está representado, por exemplo, em desenhos comoÉ a Vida II (técnica mista sobre papel)ePolyscias (técnica mista sobre papel).

Além disso, também vão estar disponíveis na mostra quatro trabalhos em tela "na linha pessoana", com obras que dialogam diretamente com inquietações de Fernando Pessoa. É Pedro César Teles que o indica à SÁBADO, assumindo a admiração pelo escritor e o quanto se inspirou na sua prosa e no trabalho poético do autor doLivro do Desassossego.

No total, estarão expostas cerca de 20 obras da autoria do artista, incluindo trabalhos em tela e desenhos. Pedro César Teles utiliza predominantemente nas suas pinturas a tinta da china e os acrílicos.

D. R.
D. R.
D. R.
Artigos Relacionados
A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)