Secções
Entrar

O Último a Rir, um concurso a crescer

As semifinais do concurso de "stand-up" da SÁBADO foram “surpreendentes”, diz um dos mentores: “Sem dúvida nenhuma, a fasquia aumentou.”

Sofia Parissi 30 de outubro de 2024 às 16:00
Paulo Esteves

Gargallhadas, aplausos e muito à vontade marcaram as quatro semifinais de O Último a Rir. Quem o diz é Marco Horácio, que, enquanto mentor do concurso de stand-up comedy da SÁBADO, teve a difícil tarefa de ajudar a escolher os aspirantes a humoristas que vão participar na Gala Final: serão apenas seis. “Fiquei muito surpreendido com a qualidade dos participantes. Sem dúvida nenhuma, a fasquia aumentou”, afirma.

À semelhança das edições anteriores, esta fase da competição também contou com a presença de Sofia Bernardo e Miguel Sete Estacas, que juntamente com Marco Horácio compõem o trio de mentores.

Pelo terceiro ano consecutivo, O Último a Rir procura dar a conhecer novos talentos da comédia, tenham eles experiência profissional ou não. Prova disso é o leque de concorrentes deste ano. “Há alguns que já fazem stand-up há algum tempo e há outros que nos surpreendem porque é a segunda vez que o fazem e chegam com um à-vontade que parece que já estão nisto há anos”, refere Marco Horácio. E até há participantes a concorrer pela terceira vez. “Este ano passou um concorrente que está a participar pela terceira vez, mostrou uma grande evolução e esforçou-se”, contou o humorista.

Após as quatro semifinais, que se realizaram em Lisboa, Tavira, Porto e Guimarães, segue-se agora a fase da “mentoria”. Nesta etapa, os três mentores vão assistir às atuações dos quatro concorrentes que escolherem como seus “protegidos”, com o objetivo de selecionar apenas dois para avançar para a final. “É frustrante ouvir um não, mas o importante é continuar a trabalhar e a insistir,” lembra Marco Horácio.

A Gala Final vai acontecer em Lisboa e cada concorrente terá apenas seis minutos para convencer o júri, constituído pelo diretor da SÁBADO, Nuno Tiago Pinto, pelo responsável da BANG Produções (produtora do concurso), Paulo Oliveira, e pelo humorista e apresentador Nilton. Os três primeiros lugares vão ser escolhidos tendo por base critérios como a qualidade do texto, a originalidade e a interpretação, e os prémios finais têm o valor de 1.000, 500 e 250 euros.

Artigos Relacionados
As mais lidas
Receba o seu guia para sair
todas as semanas no seu e-mail
Subscreva a Newsletter GPS e seja o primeiro a saber as melhores sugestões de fim-de-semana. Subscreva Já