O ator Luís Lucas morreu aos 73 anos. A notícia foi avançada este domingo pela Academia Portuguesa de Cinema, através de uma publicação deita no Facebook.
"É com a maior tristeza que damos a notícia da partida do ator Luís Lucas, querido membro da Academia Portuguesa de Cinema", lê-se na publicação, que realça que o ator deixou um "legado inestimável para o teatro, o cinema e a televisão em Portugal".
Luís Lucas nasceu a 16 de junho de 1952, em Lisboa, e em jovem demonstrou uma "profunda paixão pelo palco". Formou-se no Conservatório Nacional e foi um dos membros fundadores do grupo Comuna, tendo trabalhado com companhias como o Teatro da Graça ou Cornucópia.
Na televisão passou por inúmeras séries e novelas. Participou em
Duarte & Companhia,
Perfeito Coração,
Equador,
Médico de Família e foi ainda a voz narradora do
Conta-me Como Foi. Já no cinema, participou em
Alexandre e Rosa (1978),
Passagem ou Meio Caminho (1980),
Dina e Django (1981), ou
Aqui na Terra (1993). Além disso, a sua voz também se estendeu a inúmeros projetos de animação e publicidade.
A Academia Portuguesa de Cinema lamenta agora a sua morte. "Com a sua partida, desaparece um dos maiores intérpretes da nossa cena artística, mas permanece a memória de um trabalho ímpar que continuará a inspirar atores, realizadores e espectadores", lê-se. "Colegas e público recordarão sempre a sua generosidade, humor, a seriedade profissional e a capacidade de transitar, com igual excelência, entre o drama mais denso e a comédia mais leve."