A informação foi avançada pelos filhos Toby Stephens e Chris Larkin.
A atriz Maggie Smith, conhecida pelos filmes do Harry Porter e Downton Abbey, morreu aos 89 anos.
A informação foi avançada pela família, numa declaração conjunta os filhos Toby Stephens e Chris Larkin afirmaram: "É com grande tristeza que temos de anunciar a morte da Dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na madrugada desta sexta-feira, 27 de setembro".
"Uma pessoa intensamente reservada, esteve com os amigos e familiares no final da sua vida. Deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda da sua mãe e avó extraordinárias", continuaram.
Maggie nasceu a 28 de dezembro de 1934 em Essex, no Reino Unido, e tornou-se uma das atrizes britânicas mais conhecidas, especialmente conhecida pela sua capacidade de interpretar papéis cómicos.
Com uma carreira de mais de sete décadas durante a qual foi galardoada com dois Óscares, cinco BAFTA, quatro Emmys, três Globos de Ouro e um Tony, sendo uma das poucas artistas a conseguir a Tríplice Coroa da Atuação (um Óscar, um Emmy e o Tony).
Em 1990 foi nomeada Comandante da ordem do Império Britânico e em 2014 Companheira de Honra pelos serviços prestados ao Reino Unido no campo das artes.
Apesar do seu longo trabalho dentro da indústria, Maggie ficou conhecida para o grande público como sendo Minerva McGonagall, professora de Harry Potter durante os oito filmes da saga, ou a condessa de Grantham, matriarca da família nas cinco temporadas da série de televisão Downton Abbey.
O seu último trabalho foi o O Clube dos Milagres, que estreou nos cinemas portugueses no final de junho.
Em 2007 foi diagnosticada com cancro da mama enquanto decorriam as gravações de Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2009) e mais tarde partilhou com o The Times que "estava careca como um ovo". A atriz também sofria da doença de Graves, uma doença autoimune da tiroide que causa o movimento do olho para fora da sua órbita.