Secções
Entrar

Croácia: o mais novo da família

Record 14 de agosto de 2024 às 13:18

Foi o último país a entrar na União Europeia (UE), formalizando a adesão em 2013.

A Croácia foi o último país a entrar na União Europeia (UE), formalizando a adesão em 2013. Dez anos depois adotou o euro que substituiu a moeda antiga (Kuna) e foi também no ano passado que passou a fazer parte dos países da UE que pertencem ao Espaço Shengen, que permite que mais de 400 milhões de cidadãos europeus circulem livremente, sem passarem por controlos fronteiriços e sem necessidade de passaporte. Basta o Cartão de Cidadão.

A Croácia é um um país mais pequeno e com menos população do que Portugal. Tem uma superfície de 56 mil quilómetros quadrados – o nosso país tem 91 mil; a Croácia conta com três milhões oitocentos e cinquenta mil habitantes, contra dez milhões e meio em território nacional. Em termos de economia, a Croácia é o quarto país mais pobre da UE. A economia portuguesa está na 20ª posição, no total dos vinte sete países membros. A capital é Zagreb, mas a equipa de reportagem do ‘Europa Viva’ visitou Split, a segunda maior cidade. Ferro, futebolista que entretanto trocou o Hajduk Split – clube que representou por duas vezes – pelo Estrela da Amadora foi o nosso guia. "Os croatas são parecidos com os portugueses e recebem bem quem vem de fora, o que é muito bom", conta Ferro, de 27 anos, formado no Benfica.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela