Entrevista
Música

Dom La Nena: "Cada detalhe da vida influi na música"

Biografia Nome:

Dominique Pinto

Cargo:

Violoncelista, compositora

Nascimento:

1989

Nacionalidade:

Brasileira

Uma prodigiosa violoncelista clássica no início de carreira, a brasileira Dominique Pinto largou a música erudita em favor de uma abordagem autoral aos sons do mundo. Tempo, o terceiro disco enquanto Dom La Nena, é o seu mais aclamado até à data.

Dominique Pinto teve um percurso, no mínimo, invulgar no mundo da música. Tinha tudo apontado a uma carreira de sucesso na música clássica – um prodígio no violoncelo desde pequena, dividiu o seu tempo entre Porto Alegre, a cidade-natal, Buenos Aires, onde estudou com a mestre Christine Walevska, e Paris, onde concluiu o Conservatório – mas abandonou o amor pela música erudita que cultivava desde os 4 anos para escrever as suas próprias canções.

Depois de uma digressão pelo mundo com Jane Birkin, adaptou o violoncelo (um instrumento pouco usual no registo autoral) ao formato pop, começou a editar discos sob o epíteto Dom La Nena e fundou Birds on a Wire, uma dupla de versões de artistas tão díspares quanto Tom Waits, Os Mutantes e Rosalía. O seu terceiro disco a solo, Tempo, foi destacado por publicações como o inglês The Guardian pelo seu minimalismo – com a ajuda de apenas o violoncelo e o piano, Dominique interpreta o disco completamente sozinha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)