Sábado – Pense por si

Reembolsos levam a subida de 359 milhões no défice até Maio

26 de junho de 2017 às 17:34
As mais lidas

O défice das administrações públicas, apurado em contabilidade pública, subiu para 697,8 milhões de euros até Maio

O défice das administrações públicas, apurado em contabilidade pública, subiu para 697,8 milhões de euros até maio, "um agravamento de 359,3 milhões de euros" face ao registado em igual período do ano passado, segundo a DGO.

euros dinheiro
euros dinheiro

De acordo com a síntese da execução orçamental relativa aos primeiros cinco meses do ano hoje publicada pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), esta evolução ficou a dever-se aos "efeitos conjugados" de um "aumento ligeiro" da receita (de 0,2%) e de um acréscimo da despesa (de 1,4%).

Entre Janeiro e Maio, o saldo primário (que exclui os encargos com a dívida pública) foi "excedentário em 2.700,2 milhões de euros", menos 224,3 milhões do que o verificado em igual período do ano anterior.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.