Sábado – Pense por si

O Watson vai saber mais sobre a sua personalidade do que si

Ana Catarina André 09 de novembro de 2017 às 15:47

O dispositivo da IBM avalia o grau de extroversão e consciência, por exemplo, e já está a ser usado por empresas de recursos humanos.

"Olá! O que é que gostavas de ser? Qual é a tua rotina matinal? Qual é a tua personagem cinematográfica preferida?". Em cinco minutos, e com questões como estas, o Watson (sistema cognitivo da IBM) analisa a personalidade dos participantes na Web Summit. Sensibilidade, extroversão, consciência são alguns dos parâmetros avaliados pelo serviço Personality Insights. Basta entrar numa pequena cabine, responder a meia dúzia de questões usando apenas a voz e, em poucos minutos o Watson enviará, pore-mail, um relatório de personalidade. Tiago está na fila há mais de 30 minutos para fazer o teste. "Tenho curiosidade em perceber o que vai dizer sobre mim", diz. Atrás dele uma chinesa, e outros tantos interessados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.