Sábado – Pense por si

Impostos sobre os combustíveis, tabaco e selo sobem

22 de janeiro de 2016 às 16:23

O Governo vai aumentar os impostos sobre combustíveis para compensar a queda do preço do petróleo. O imposto de selo sobre o crédito ao consumo sobe 50% para demover as famílias a endividarem-se

Não é um "enorme aumento de impostos", como anunciou Vítor Gaspar em Outubro de 2012, mas alguns impostos vão subir para compensar a descida de receita. É o caso do imposto sobre o tabaco, que deverá aumentar 3%, e do imposto sobre os produtos petrolíferos, que subirá para compensar a queda de receita provocada pela redução do preço do petróleo. O objectivo do Governo é repor as receitas fiscais que entraram nos cofres do Estado em Julho de 2015. De acordo com o ministro das Finanças, deverá haver um acréscimo de cinco cêntimos na gasolina e quatro cêntimos no gasóleo. "Queremos atingir uma neutralidade fiscal para ficar ao nível das receitas de Julho."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.