Sábado – Pense por si

Bruxelas propôs dividir Banif em 2014

Comissária europeia queria que banco fosse vendido até 2017

Bruxelas propôs ao anterior Governo, em Dezembro de 2014, a divisão do Banif em "banco bom", que deveria ser vendido até ao final de 2017, e em "banco mau", um veículo especial onde seriam colocados os activos não estratégicos.

Numa carta datada de 12 de Dezembro de 2014 endereçada à então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a comissária europeia para a competitividade, Margrethe Vestager, elenca os principais pontos para um "plano robusto de reestruturação" para o Banif.

O plano de reestruturação, que a comissária pediu a Maria Luís Albuquerque até Março de 2015, deveria delinear um "banco bom", com clientela, residência geográfica e oferta de produtos claramente definidos, enquanto os activos não estratégicos deveriam ser colocados num veículo especial, para ser vendidos ou descontinuados.

Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.