Secções
Entrar

Web Summit: Empreendedores brasileiros acreditam na mudança com a eleição de Bolsonaro

07 de novembro de 2018 às 18:03

"O Brasil vem já há 16 anos com o mesmo regime de Governo. Nada muda. E agora temos a esperança de algo novo, algo diferente", afirmou Bruno Contarini, fundador da ´startup´ CRM Educacional.

Vários empreendedores brasileiros presentes na cimeira tecnológica Web Summit em Lisboa, acreditam que haverá uma mudança no Brasil com a eleição do Presidente Jair Bolsonaro a 28 de Outubro.

"O Brasil vem já há 16 anos com o mesmo regime de Governo. Nada muda. E agora temos a esperança de algo novo, algo diferente", afirmou Bruno Contarini, fundador da ´startup´ CRM Educacional à agência Lusa.

Pela primeira vez em Portugal e na Web Summit, Bruno Contarini frisou que é difícil "prever o que vai acontecer", uma vez que existe uma "mudança radical".

O empreendedor de Minas Gerais trouxe à Web Summit uma ´startup´ vocacionada para a ajuda de instituições de ensino a captar estudantes.

"Basicamente nós somos uma plataforma de relacionamento entre o aluno e a instituição de ensino", explicou.

Na azáfama da cimeira tecnológica, André Vidal, um dos fundadores da Go Thinkers School, uma aplicação de gestão de projetos, sublinhou que no Brasil, a "corrupção é ambidestra, não é nem de direita, nem de esquerda", acrescentando que "só vão mudar os atores".

André Vidal lembrou o movimento "Ele não" contra Jair Bolsonaro e referiu que no seu caso seria "eles não".

"Para mim, nenhum dos dois servem para o Brasil, porque tudo faz parte de um sistema, e nós estamos num país carente de diversas coisas. É um povo que precisa de assistência", indicou.

O empreendedor acredita que apenas mudaram as ´equipas [os partidos políticos], afirmando que "saiu a equipa vermelha e entrou a equipa azul".

"Eu acho que, vai mudar só não sei se vai mudar para melhor ou pior", disse.

Com uma visão mais positiva, Fernando Bueno, fundador da TimesApp, uma ´startup´ que controla as horas extras dos funcionários de uma empresa, considerou que a eleição de Jair Bolsonaro terá um impacto positivo, pois representa "uma mudança importante".

"É uma mudança que pode abrir novas frentes de empreendedorismo e de tecnologia. Acho positiva essa mudança de Governo no Brasil", apontou.

Fernando Bueno explicou à Lusa que a TimesApp consiste na ideia de que "o funcionário não trabalhe além do tempo permitido pela empresa".

"Nós bloqueamos o computador para que ele não trabalhe fora dessa jornada de trabalho", indicou.

Segundo Fernando Bueno, o objectivo desta ´startup´ é proporcionar mais qualidade de vida aos funcionários e reduzir o custo da empresa.

Luciano Brandão, do Belo Horizonte e fundador da Voll, uma aplicação que integra o serviço de mobilidade urbana com o serviço de viagens corporativas, afirmou à Lusa que o empreendedor brasileiro "está muito aliviado de que o Governo anterior tenha acabado".

"Eu acho que este processo de mudança refresca um pouco os pensamentos, as ideias e traz uma esperança maior. Muitos empreendedores, empresários já tinham declarado que se o Governo anterior fosse eleito iam parar qualquer tipo de investimento exactamente por insegurança, por não saber o que poderia levar o Governo anterior", destacou.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa, devendo permanecer até 2028 no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

A edição de 2018, a terceira em Lisboa, decorre até quinta-feira, contando com 70 mil participantes e cerca de 2.500 voluntários.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela