Secções
Entrar

UE prepara marcha-atrás no fim dos motores a combustão

Jornal de Negócios 11 de dezembro de 2025 às 16:11

Decisão só deverá ser tomada na próxima semana, mas a proposta a ser apresentada deverá apontar para um adiar por cinco anos o fim efetivo da combustão. Os híbridos poderão ganhar tempo de vida nas estradas.

Faltam 10 anos para o fim dos automóveis com motores a combustão interna, mas o prazo poderá ser revisto. Perante a pressão de vários países, a Comissão Europeia (CE) poderá anunciar na próxima semana uma marcha-atrás na meta, adiando-a por um período de cinco anos.
Audi Q3 Sportback, modelo híbrido disponível em Portugal a partir de outubro
A CE deverá divulgar na próxima semana alterações às regras estabelecidas há alguns anos para a transição do setor automóvel, afastando-se dos combustíveis fósseis, perante a pressão de países como a Alemanha, Itália e a Polónia, que têm alertado para o impacto que tal poderá ter na indústria europeia. Segundo a Bloomberg, que cita fontes próximas do processo, em vez de acabar em definitivo com os motores a combustão em 2035, poderá permitir que estes continuem a equipar os automóveis novos até 2040. Esta prorrogação do prazo por cinco anos obrigará, contudo, a que a estes motores sejam acoplados sistemas elétricos. Na prática, poderão continuar a sair das fábricas carros híbridos “plug-in” e veículos com extensor de autonomia. A condição para a continuidade da produção de veículos com motores a combustão é de que estes possam ser utilizados com biocombustíveis avançados, os e-combustíveis, produzidos com recurso a CO2 capturado e eletricidade renovável, mas também que sejam produzidos com aço verde.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela