Secções
Entrar

Toys 'R' Us apresenta pedido de falência

19 de setembro de 2017 às 10:22

A empresa de brinquedos norte-americana tem uma elevada dívida às finanças e regista uma forte quebra nas vendas em loja devido às compras "on-line"

A empresa de brinquedos norte-americana Toys 'R' Us apresentou um pedido de insolvência devido à sua elevada dívida e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores, que compram cada vez mais pela Internet.

1 de 6
Foto: Luke Sharrett/Bloomberg via Getty Images
Foto: Luke Sharrett/Bloomberg via Getty Images
Foto: Luke Sharrett/Bloomberg via Getty Images
Foto: Luke Sharrett/Bloomberg via Getty Images
Foto: Luke Sharrett/Bloomberg via Getty Images
Foto: Luke Sharrett/Bloomberg via Getty Images

A empresa apresentou o pedido de "protecção de falência" no Tribunal de Falências do Distrito Leste da Virgínia (Estados Unidos).

A empresa, com várias lojas em Portugal, avançou com um processo para reestruturar a sua rede comercial, que inclui fechar as instalações menos lucrativas e renovar o resto para melhorar a experiência de compra dos consumidores, segundo disseram à agência de notícias EFE fontes conhecedoras do processo.

A cadeia planeia gastar grande parte do valor do "empréstimo de falência" na compra de produtos e no financiamento das suas operações, de acordo com a mesma fonte.

Nos Estados Unidos, quando uma empresa não consegue cumprir a sua dívida e pagar aos credores, pode apresentar uma petição de protecção de falência.

No seu caso, a Toys 'R' Us optou pela via segundo a qual a empresa mantém, na maioria dos casos, controlo sobre as suas operações, mas sob supervisão judicial.

A Toys 'R' Us diz que a supervisão judicial permitirá reestruturar a dívida e que as operações fora dos Estados Unidos e do Canadá, incluindo mais de 250 lojas licenciadas e parcerias na Ásia, não integram este pedido.

Actualmente, a cadeia de brinquedos tem cerca de 1.700 lojas em todo o mundo e, no ano passado, gerou uma receita de 11.500 milhões (cerca de 9.590 milhões de euros).

A empresa foi criada em 1948 por Charles Lazarus, que aproveitou obaby boom após a Segunda Guerra Mundial e abriu o seu primeiro estabelecimento em Washington, sob o nome de Children's Bargain Town.

Em 1957, adoptou o nome Toys 'R' Us, com o qual entrou em Bolsa em 1978.

Em Março de 2005, o consórcio formado pelas firmas Kohlberg Kravis Roberts, Bain Capital e Vornado Realty Trust chegou a um acordo para retirar a Toys 'R' Us do mercado e comprá-la por 6.600 milhões de dólares.

Em 2013, abandonou os planos para regressar ao mercado.

Desde então, manteve um alto endividamento, o que limitou a sua capacidade de investir em planos de crescimento, incluindo o desenvolvimento do seu canalonline.

Em Espanha, a Toys 'R' Us abriu o seu primeiro estabelecimento em 1961, em Sant Quirze del Vallès (Barcelona), e vinte anos depois, em 2011, começou a venderonline.

Se, no início, a aposta da empresa era abrir estabelecimentos de grande formato nos arredores das principais cidades, agora concentra-se no desenvolvimento de lojas de proximidade no centro das principais cidades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela