S&P sobe "rating" de Portugal para três níveis acima de lixo
A agência de notação financeira Standard & Poor’s reviu em alta a classificação da dívida soberana, tendo mantido o "outlook" estável.
A Standard & Poor’s elevou esta sexta-feira o rating da dívida soberana de Portugal em um degrau, de BBB para BBB+, que corresponde a três níveis acima de "lixo" – ou seja, está no antepenúltimo nível da categoria de investimento de qualidade.
Quanto à perspetiva (outlook) para a evolução da qualidade da dívida, a S&P manteve-a ‘estável’.
A agência, recorde-se, foi a primeira das três grandes a retirar Portugal da categoria de investimento especulativo, ao melhorar a avaliação do país em setembro de 2017 para um nível acima de "junk". E agora é também, de entre as três maiores, a recolocar a República neste patamar. Já a canadiana DBRS colocou a dívida soberana de Portugal, há duas semanas, em A (llow), o sétimo nível mais elevado (há 11 anos que o país não estava no clube dos A).
A justificar a decisão de hoje da Standard & Poor’s estão os "sólidos resultados orçamentais e de crescimento, ancorados no financiamento da União Europeia", refere a agência no relatório divulgado.
Edições do Dia
Boas leituras!