Secções
Entrar

Sobretaxa de IRS acaba em Janeiro para o segundo escalão

18 de novembro de 2016 às 14:43

Este grupo deixaria de pagar imposto só a partir de Março. PS e Bloco de Esquerda chegaram a acordo

A sobretaxa de IRS para os contribuintes do segundo escalão de rendimentos vai acabar já em Janeiro e não em Março, conforme estava inicialmente previsto, confirmou hoje à agência Lusa com fonte ligada às negociações.

A proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017) prevê que a retenção na fonte da sobretaxa de IRS seja extinta de forma gradual, por escalões, até Dezembro, sendo que os contribuintes do segundo escalão (entre 7.091 e 20.261 euros de rendimento colectável por ano) pagariam até 31 de Março.

No entanto, PS e Bloco de Esquerda chegaram hoje a acordo para que os trabalhadores do segundo escalão de IRS deixem de pagar sobretaxa já em Janeiro e não em Março, conforme estava previsto inicialmente.

Recorde-se que os diferentes grupos parlamentares têm até às 21:00 de hoje para entregar propostas de alteração à proposta do OE2017.

A notícia foi avançada pela TVI24 e confirmada pela agência Lusa junto de fonte próxima das negociações, que indicou que se mantém a extinção gradual da sobretaxa de IRS ao longo do próximo ano nos mesmos moldes para os restantes escalões de rendimento.

Segundo a proposta de OE2017, os contribuintes que estão no terceiro escalão (entre 20.261 e 40.522 euros) vão pagar sobretaxa até ao fim de junho e os que estão no quarto escalão (entre os 40.522 e os 80.640 euros por ano) terão uma retenção na fonte até 30 de Setembro.

Por fim, para os contribuintes que auferem rendimentos anuais acima deste patamar, a sobretaxa será cobrada até 30 de novembro.

Assim, a sobretaxa acaba já em Janeiro para os contribuintes que aufiram entre 7.091 euros e até 20.261 euros, e será de 0,88% para os contribuintes aos que ganhem entre 20.261 euros e até 40.522 euros, de 2,25% para os trabalhadores que recebam entre 40.522 euros e até 80.640 euros e de 3,21% para quem receber acima deste valor de rendimento.

Na audição ao ministro das Finanças, que decorre esta manhã na Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, o deputado do PCP Paulo Sá considerou "como positiva a medida de assegurar pelo menos a total eliminação da sobretaxa no segundo escalão já a partir de Janeiro", acrescentando que isso vai permitir que a sobretaxa de IRS se mantenha "apenas para 9% dos agregados com rendimentos mais elevados" no próximo ano.

Pela parte do Governo, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, disse apenas que "é possível encontrar ajustamentos ao ritmo a que se faz a extinção" da sobretaxa de IRS, "nomeadamente por forma a favorecer uma mais rápida e integral extinção para o segundo escalão".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela