Secções
Entrar

Sanções: Multa pode ser zero e suspensão de fundos evitada

12 de julho de 2016 às 14:48

O comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, admitiu hoje que Portugal poderá ter uma "multa zero" no âmbito do processo de sanções por défice excessivo

O comissário europeu para o Euro, Valdis Dombrovskis, admitiu hoje que Portugal poderá ter uma "multa zero" no âmbito do processo de sanções por défice excessivo e que a suspensão de fundos estruturais pode ser evitada.

"Depois de vermos a argumentação e tendo em conta os vários factores, como os esforços feitos e a crise económica e financeira com que os dois países tiveram de lidar e as medidas que se propõem tomar, há a possibilidade de a multa ser reduzida mesmo até zero", disse, em conferência de imprensa no final do Ecofin.

O comissário referiu ainda que a suspensão dos fundos estruturais "só entrará em vigor no próximo ano", pelo que Portugal e Espanha "terão tempo para reagir e corrigir a situação, evitando a perda de fundos".

Após a confirmação do Conselho de que não foram tomadas medidas eficazes, a Comissão Europeia está legalmente obrigada a apresentar uma proposta de multa e Portugal pode argumentar contra a decisão, esclareceu Dombrovskis.

A Comissão terá agora 20 dias para propor o montante da multa (que pode ir de zero a 0,2% do PIB), em paralelo com o processo automático de congelamento de fundos comunitários para o próximo ano, e o Conselho terá depois 10 dias para adoptar ou não a sanção proposta.

Portugal e Espanha têm 10 dias a partir de hoje para apresentar os seus argumentos com vista à redução da multa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela