Secções
Entrar

Respostas sobre Banif "prioritárias" para Bruxelas

30 de março de 2016 às 09:45

A Comissão Europeia lembra que é preciso tempo para tratar do pedido de “larga extensão”, mas garantiu estar a tratar do assunto

A comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif foi aceite pela Comissão Europeia que garante estar a tratar o assunto como "matéria prioritária."

O porta-voz do executivo comunitário escreveu, numa nota enviada à agência Lusa esta quarta-feira, 30 de Março, que "a Comissão está a ajudar e a cooperar integralmente com o parlamento neste inquérito."
 

A mesma fonte acrescenta ainda que "A Comissão já confirmou ao Parlamento português estar a tomar as medidas necessárias para lidar adequadamente com o pedido." No entanto, o membro do executivo reforça que pela "larga extensão" da matéria é necessário "um pouco de tempo."

A falta de colaboração das instituições europeias foi um assunto abordado pelo deputado António Filipe em declarações à TSF. A Lusa informa, contudo, que mais tarde "António Filipe precisou que a Comissão, através do seu presidente, Jean-Claude Juncker, endereçou uma carta à comissão de inquérito para garantir a disponibilidade em colaborar com os parlamentares".

 

Recorde-se que o inquérito sobre o Banif arrancou esta terça-feira, 29 de Março. O ex-administrador do banco Marques dos Santos e o ex-presidente executivo do banco, Jorge Tomé, foram na audição da comissão parlamentar.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela