Secções
Entrar

Preço das casas subiu 9,2% nos primeiros três meses de 2019

25 de junho de 2019 às 12:53

No primeiro trimestre do ano foram transacionadas casas no valor de 6,1 mil milhões de euros, mais 12,9% do que no primeiro trimestre de 2018.

O índice de preços da habitação (IPHab) aumentou 9,2% no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2018, menos 0,1 pontos percentuais do que no trimestre anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, o aumento dos preços foi "mais expressivo" nas habitações existentes (10,0%) do que nas novas (6,0%).

Relativamente ao trimestre anterior, o índice de preços da habitação aumentou 3,6% (mais 1,6 pontos percentuais do que no último trimestre de 2018), sendo que, por categoria, os alojamentos existentes evidenciaram uma taxa de variação de 4,0%, 2,0 pontos percentuais acima da registada nos alojamentos novos.

De janeiro a março transacionaram-se 43.826 habitações, o que representa um aumento de 7,6% face a idêntico período de 2018, mas uma redução de 5,6% por comparação com o trimestre anterior, fazendo deste o terceiro trimestre consecutivo em que se verificou uma desaceleração no número de vendas de habitações.

Neste período, o valor das vendas fixou-se em 6,1 mil milhões de euros, mais 12,9% do que no primeiro trimestre de 2018, tendo sido o terceiro trimestre consecutivo em que o ritmo de crescimento do valor das transações dos alojamentos novos superou o dos alojamentos existentes.

Nos primeiros três meses de 2019, a taxa de variação média anual do IPHab fixou-se nos 9,5%, menos 0,8 pontos percentuais relativamente ao quarto trimestre de 2018, desacelerando pelo terceiro trimestre consecutivo.

Por categoria, o crescimento dos preços das habitações existentes (10,3%) superou o das habitações novas (6,6%).

Em termos regionais, as transações realizadas na Área Metropolitana de Lisboa e na região Norte representaram 63,8% do total até março, com o valor das habitações transacionadas a fixar-se nos 2,9 mil milhões de euros (47,5% do total) e nos 1,4 mil milhões de euros, respetivamente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela