Secções
Entrar

Polónia aplica multa de 163 milhões de euros à Jerónimo Martins

14 de dezembro de 2020 às 21:04

O grupo que detém o Pingo Doce impôs descontos "arbitrários" a mais de 200 fornecedores dos supermercados Biedronka, sobretudo de frutas e legumes. O regulador polaco fala em “profunda desonestidade e desrespeito” por outros agentes económicos.

A Autoridade polaca da Concorrência multou a Jerónimo Martins Polska em cerca de 160 milhões de euros por alegado abuso de poder negocial em relações comerciais com fornecedores, informou hoje o grupo que vai impugnar judicialmente da decisão.

"A Jerónimo Martins SGPS, S.A. informa que a sua subsidiária Jerónimo Martins Polska, SA (JMP) foi hoje notificada pela Autoridade Polaca da Concorrência e Protecção do Consumidor (UOKiK) de decisão que lhe aplica uma coima de 723 milhões de zlotys (equivalente a cerca de 160 milhões de euros) pela alegada prática de abuso de poder negocial em relações comerciais com fornecedores, designadamente de frutas e vegetais", indicou, em comunicado, a dona dos supermercados Pingo Doce.

No comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Jerónimo Martins Polska informa que vai impugnar judicialmente a decisão, defendendo que esta "carece de absoluto fundamento de facto e de direito".

No documento, a empresa garantiu ainda estar "convicta da razão que lhe assiste".

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Jerónimo Martins subiram 0,52% para 14,58 euros.

PE // JNM

Lusa/Fim

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela