Secções
Entrar

Notas de euros não representam risco de contágio da Covid-19, garante BCE

28 de abril de 2020 às 16:16

Banco Central Europeu aponta análises que mostram que os vírus se propagam mais dificilmente através de superfícies porosas, como as das nossas notas, em relação a superfícies lisas como o plástico.

O manuseamento de notas de euros não representa "grande risco de infeção" com o novo coronavírus em comparação com outras superfícies, afirmou hoje um dirigente do Banco Central Europeu (BCE).

A instituição realizou pesquisas com vários laboratórios europeus, nos quais parece que "os coronavírus podem sobreviver numa superfície de aço inoxidável (uma maçaneta da porta, por exemplo) dez a cem vezes mais do que nas nossas notas de fibra de algodão", afirmou Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE, num artigo de opinião publicado em vários jornais europeus.

"Outras análises mostram que os vírus se propagam mais dificilmente através de superfícies porosas como as das nossas notas do que em superfícies lisas como o plástico", acrescentou.

"As notas não representam nenhum risco maior de infeção em comparação com outras superfícies com as quais estamos em contacto diário", concluiu Panetta, no artigo que não aborda o risco de contaminação associado às moedas.

O responsável disse ainda que o BCE está a explorar "novas pistas" a favor da emissão de um "euro digital" que possa ser utilizado pelos consumidores para pagar as despesas diárias, acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela