Secções
Entrar

“Não sei como tornar mais atrativa a renda acessível", diz secretária de Estado

SÁBADO 08 de março de 2021 às 08:29

Um ano e meio depois de ter sido lançado, o Programa de Arrendamento Acessível do Estado conta apenas com 335 contratos assinados, muito longe das metas iniciais. Marina Gonçalves considera que os incentivos possíveis para convencer os proprietários já estão contemplados e recusa rever as regras.

A secretária de Estado da Habitação admite que o Programa de Arrendamento Acessível ainda não está a funcionar em pleno, mas recusa redesenhá-lo. E das rendas mais baixas que estão a chegar ao mercado, via Alojamento Local, avisa que são temporárias.

Marina Gonçalves Secretária Estado Habitação Lusa

O Programa de Arrendamento Acessível (PAR) foi apresentado para resolver os problemas das rendas elevadas. Mas está a dar resposta? É que olhamos para o mercado e continuamos a ver tudo menos rendas acessíveis.

Essa é uma grande evidencia. Efetivamente continuamos a não ter. Neste momento há imóveis privados que estão a ser colocados a preços mais baixos, mas é uma realidade que não nos vai beneficiar a médio prazo, porque estão apenas à espera que o turismo volte a funcionar para voltar ao alojamento local, porque são contratos de arrendamento de um ano e que não dão estabilidade.

Leia a entrevista no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela