Secções
Entrar

Na próxima semana gasóleo sobe cerca de dois cêntimos e gasolina um cêntimo

Jornal de Negócios 14 de abril de 2022 às 15:51

A partir da próxima segunda-feira, a gasolina simples 95 poderá subir cerca de um cêntimo, enquanto o gasóleo simples poderá ficar cerca de dois cêntimos mais caro.

Os preços dos combustíveis vão subir, ainda que de forma ligeira na próxima semana. 

A partir da próxima segunda-feira, 18 de abril, a gasolina simples 95 poderá subir cerca de um cêntimo, para um preço médio de 1,963 euros por litro, enquanto o gasóleo simples poderá ficar cerca de dois cêntimos mais caro. A concretizar-se, o diesel poderá tocar nos 1,889 euros por litro, segundo as contas do Negócios. Desde o início do ano, o preço da gasolina já aumentou 19% e o do gasóleo 24%.

Estes valores poderão ainda ser afetados pela aplicação do mecanismo do Governo que tem em vista a redução do imposto sobre produtos petrolíferos (ISP) que é aplicado semanalmente, sendo de esperar que no final desta semana o Executivo de António Costa declare se haverá e quais os descontos concretos aplicados ao imposto sobre gasolina e gasóleo. 

Ao contrário do que acontece em outras semanas o mercado internacional vai estar fechado esta sexta-feira, dado que é o dia em que arranca o tríduo pascal cristão, pelo que os cálculos do Negócios têm por base a evolução da gasolina e gasóleo até esta quinta-feira. 

Esta subida ligeira é sobretudo causada pelos movimentos da cotação do petróleo e derivados no mercado internacional. Depois de um "rally" de dois dias, o ouro negro está a cair mais de 1% no mercado internacional. A invasão russa à Ucrânia é o que mais pressiona o mercado, pelo lado da oferta, enquanto a vaga de confinamentos na China, o maior importador de petróleo do mundo, é o que mais alivia, pelo lado da procura. 

Esta quinta-feira, o Brent do Mar do Norte, referência para as importações europeias, está a cair 1,36% para 107,30 dólares o barril, depois de subir cerca de 4% esta quarta-feira. Já o West Texas Intermediate (WTI), referência para o mercado norte-americano perde 1,52% para 102,67 dólares o barril. Desde o início da semana, o WTI já valorizou 4,6%, segundo as contas da Bloomberg. 

Segundo o relatório da Agência Internacional da Energia (AIE) publicado esta quarta-feira, os países exportadores da OPEP + apenas forneceram 10% do aumento prometido de oferta permitido no mês passado. 

O maior "trader" independente do mundo de petróleo, o Vitoul Group, anunciou que vai deixar de comercializar petróleo e derivados de origem russa até ao final do ano, embora tanto a China como a Índia continuem a receber cargas de petróleo. As refinarias indianas estão a transformar o petróleo russo em diesel e a enviar este derivado para várias regiões do globo, incluindo a Europa, dificultando ainda mais a possibilidade da União Europeia aplicar sanções futuras contra o petróleo russo. 

O mercado do petróleo vive um período especialmente volátil desde o início da guerra na Ucrânia, tendo sentido um ligeiro alívio com os confinamentos na China e a libertação de reservas estratégicas por parte dos EUA e dos aliados. 

Os cálculos do Negócios têm por base a evolução destes dois derivados do petróleo (gasóleo e gasolina) e do euro. Mas o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. 

Os novos preços têm em conta as variações calculadas pelo Negócios face ao preço médio praticado em Portugal esta semana e anunciado pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela