Secções
Entrar

Morreu António Ferreira Amorim, o último dos quatro irmãos e pai do CEO da Corticeira

Lusa 15 de maio de 2024 às 10:47

Com uma riqueza avaliada em cerca de 790 milhões de euros pela revista Forbes, o irmão de Américo Amorim era o 18.º mais rico de Portugal, segundo a classificação feita pela publicação no final do ano passado.

António Ferreira Amorim, pai do atual presidente executivo (CEO) da Corticeira Amorim, António Rios de Amorim, morreu a noite passada aos 95 anos, informou hoje a empresa.

DR

Numa nota enviada à agência Lusa, a Corticeira Amorim destaca o "exemplo de trabalho, determinação, coragem e responsabilidade" de António Ferreira Amorim, nascido em 15 de julho de 1928 e recordado como "figura maior da terceira geração da família Amorim".


António Ferreira Amorim era o último dos quatro irmãos que, na década de 50, assumiram o controlo da Corticeira Amorim: o seu irmão Américo Amorim, que presidiu à empresa entre 1953 e 2001, morreu em 2017; o irmão mais velho, José Ferreira Amorim, faleceu em 2022; e o irmão mais novo, Joaquim Amorim, morreu em 2023.

"Dedicou, desde muito jovem, o seu trabalho ao desenvolvimento da atividade familiar de transformação da cortiça. Assumiu a responsabilidade pela produção e cedo se afirmou na liderança industrial, graças não só ao rigor e eficácia da sua gestão operacional, mas também à sua personalidade forte e cativante", lê-se na nota hoje divulgada pela empresa de Mozelos, Santa Maria da Feira.

Segundo salienta, "ao longo de mais de 70 anos de trabalho, António Ferreira Amorim contribuiu de forma relevante para a definição e execução da estratégia da Corticeira Amorim".

Se "a sua paixão era a cortiça e o montado, tendo sido precursor da implementação das melhores práticas de gestão e produção florestal", a "preocupação" de António Ferreira Amorim "eram as pessoas, com quem estabelecia uma relação de cumplicidade e respeito, fundamental para a produtividade, segurança e motivação profissional".

"A proximidade com as pessoas da produção era o que lhe dava mais satisfação", destaca a empresa, convicta de que António Ferreira Amorim "permanecerá na memória de todos como um homem de compromissos inequívocos: com a cortiça, com as fábricas, com as pessoas e com a família".

Marido de Margarida Rios de Amorim, António Ferreira de Amorim deixa três filhos: António Rios de Amorim, atual CEO da Corticeira Amorim, Cristina Rios de Amorim e Joana Rios de Amorim.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela