Secções
Entrar

Ministro pretende "avançar" com a plataforma para cessar contratos de telecomunicações

16 de janeiro de 2020 às 18:55

Pedro Siza Vieira considera esta plataforma um passo importante" para flexibilizar e tornar mais simples o processo para os consumidores.

O ministro da Economia afirmou hoje que pretende "avançar" com a plataforma para a cessação dos contratos detelecomunicações, considerando ser "um passo importante" para flexibilizar e tornar mais simples o processo para os consumidores.

Pedro Siza Vieira falava na comissão parlamentar conjunta de Orçamento e Finanças e de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020).

Em resposta ao Bloco de Esquerda (BE), o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que a plataforma para cessação dos contratos de telecomunicações vai avançar.

"É medida que efetivamente queremoms avançar e que é um passo importante para flexibilizar e tornar mais simples aos consumidores a cessação dos seus contratos", afirmou.

Pedro Siza Vieira manifestou ainda preocupação com "aquilo que é a defesa do consumidor nesta nova realidade digital".

Isto porque "a forma como se acede ao consumo, através das plataformas digitais, acaba por criar novas formas de relacionamento e temos de adaptar o nosso sistema jurídico a isso", bem como também "a capacitação das nossas regras, instituições a esses efeitos", prosseguiu.

"Vamos regular o funcionamento das plataformas 'online', designadamente para proibir" cláusulas que impedem que fornecedores de bens e serviços possam oferecer valores mais baixos "em outras plataformas que não aquelas que celebram estes contratos", referiu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela