Secções
Entrar

Ministro da Economia admite que Governo tem de "ajustar as propostas" da reforma laboral

Negócios 17 de dezembro de 2025 às 11:08

Manuel Castro Almeida assegura que o Executivo tem de negociar com as centrais sindicais para o anteprojeto da reforma laboral chegar a bom porto. "Se for preciso deixar cair 10 ou 20 muito bem", reconhece.

O ministro da Economia acredita ser "preciso ajustar as propostas" da reforma laboral para se chegar a um consenso com as estruturas sindicais. Em , Manuel Castro Almeida abre então portas a que o anteprojeto defendido pelo Governo sofra alterações.
António Costa anuncia regresso da Fórmula 1 ao Algarve em 2027 e 2028
"Se os parceiros sociais acharem que não são estas e são outras, é preciso ajustar as propostas", reconheceu Castro Almeida no programa "Política com Assinatura" da rádio pública. O governante assume ainda que "estamos muito longe de uma solução final" com as centrais sindicais.  A UGT já retomou as negociações com a ministra do Trabalho, Maria do Rosário Palma Ramalho, e a CGTP tem reunião marcada com o primeiro-ministro para 7 de janeiro. Estas reuniões e retoma de negociações acontecem depois da . "Há 100 propostas de alteração [à lei laboral], se for preciso deixar cair 10 ou 20 muito bem. Dir-me-á: 'não é desta maneira', ok vamos apostar noutra", apontou Castro Almeida, afirmando a necessidade de garantir o aumento da competitividade das empresas e, por consequência, o salário dos trabalhadores.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela