Secções
Entrar

Milionários pedem aos líderes mundiais para pagar mais impostos

Débora Calheiros Lourenço 17 de janeiro de 2024 às 20:00

Um inquérito demonstrou que 74% da amostra concorda que deveriam ser aplicados impostos mais elevados sobre a riqueza para que fossem usados para resolver o aumento do custo de vida e melhorar serviços públicos.

Mais de 250 bilionários e milionários pedem que a elite política reunida em Davos para o Fórum Económico Mundial introduza impostos específicos sobre a riqueza para que existam melhores serviços públicos em todo o mundo.

REUTERS/Denis Balibouse

"O nosso pedido é simples: pedimos que nos imponham impostos", começa por referir a carta intituladaProud to Pay(Orgulhosos de Pagar) onde os signatários defendem: "Isso não vai alterar fundamentalmente o nosso nível de vida, não vai privar os nossos filhos nem prejudicar o crescimento económico das nossas nações. Mas vai transformar a riqueza privada extrema e improdutiva num investimento para o futuro democrático comum".

A carta conta com personalidades de 17 países, incluindo a herdeira da Disney, Abigail Disney, o ator deSuccessionBrian Cox, o ator e guionista Simon Pegg, Valerie Rockefeller, membro da família Rockefeller e copresidente do banco BankFWD, e a herdeira da farmacêutica BASF, Marlene Engelhorn.

"A desigualdade atingiu um ponto de viragem e o seu custo para a nossa estabilidade económica, social e ecológica é grave e aumenta todos os dias", acreditam os signatários. A realidade é que um inquérito feito pela Survation para aPatriotic Milionairesa mais de 2.300 bilionários do G20 demonstrou que 74% da amostra concorda que deveriam ser aplicados impostos mais elevados sobre a riqueza para que fossem usados para resolver o aumento do custo de vida e melhorar serviços públicos.

Marlene Engelhorn já afirmou que o ano de 2024 "poderia ser o início de uma mudança real se o G20 levasse a sério a possibilidade de aumentar os impostos a pessoas como eu".

Em Portugal, "as 50 famílias mais ricas arrecadam para si um património de cerca de 40 mil milhões de euros, o que representa qualquer coisa como 16,55% do PIB", avançava aForbes Portugalno final do ano passado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela