Secções
Entrar

Meta recorre a IA para automatizar anúncios e publicidade até 2026

Lusa 03 de junho de 2025 às 14:52

A novidade não se refere apenas a novas funcionalidades destinadas aos utilizadores, como também a tentar apresentar novos tipos de publicidade nas redes sociais do grupo.

A Meta pretende automatizar totalmente a criação de anúncios usando inteligência artificial (IA), até 2026, permitindo que as marcas criem e compartimentem propostas utilizando a tecnologia, de acordo com o Wall Street Journal.

REUTERS/Dado Ruvic

Segundo o jornal, a novidade não se refere apenas a novas funcionalidades destinadas aos utilizadores, como também a tentar apresentar novos tipos de publicidade nas redes sociais do grupo, o Facebook e o Instagram.

Para funcionar, a ferramenta precisa da imagem do produto que se pretende promover, para depois a IA criar um anúncio que conjugue vídeo e texto, avaliando o público-alvo de determinado anúncio. 

Citado no jornal americano, o presidente executivo da Meta (CEO), Mark Zuckerberg, referiu: "queremos chegar a um mundo em que qualquer empresa possa dizer-nos qual o objetivo que quer alcançar, como vender um produto ou chegar a novos clientes, e o quanto eles estão dispostos a pagar pelos resultados".

A Meta já possui ferramentas de IA capazes de gerar diversas variações de anúncios já existentes, até porque, em 2024, a publicidade representou 97% dos negócios da empresa.

Atualmente, a publicidade baseada em IA faz parte da visão de Mark Zuckerberg para o futuro da empresa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela