Secções
Entrar

Investimento imobiliário comercial deverá bater novo recorde este ano

04 de setembro de 2018 às 14:20

O investimento imobiliário comercial em Portugal deverá bater um novo recorde em 2018, ultrapassando "largamente a fasquia dos 2.000 milhões de euros".

O investimento imobiliário comercial em Portugal deverá bater um novo recorde em 2018, ultrapassando "largamente a fasquia dos 2.000 milhões de euros" após ter somado 1.400 milhões de euros até Junho, prevê a consultora Worx.

1 de 5
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

"2018 será um novo ano recorde para o mercado de investimento imobiliário comercial. Os níveis de liquidez irão manter-se, continuando a ser direccionados para activos 'prime' [de elevada qualidade], e a tendência será para a estabilização dos valores das 'prime yield' [indicador de rentabilidade]", afirma Pedro Valente, do departamento de 'capital markets' da Worx, citado num comunicado.

Segundo o responsável, "devido à escassez de produtos", assiste-se a "um aumento da actividade do mercado de promoção, direccionada para projectos de escritórios e residencial".

No seu estudo WMarket 018, hoje divulgado, a Worx aponta o "desempenho excepcional" do mercado de investimento imobiliário comercial em Portugal no primeiro semestre, com o segmento de retalho a registar o maior volume de investimento, num total aproximado de 800 milhões de euros.

"É de realçar o facto de que 75% do investimento imobiliário comercial nacional foi composto por operações acima dos 100 milhões de euros, estando na base deste resultado os investidores com perfil mais 'core'", sustenta.

Segundo a consultora, "o mercado imobiliário em Lisboa continua em ascensão, juntamente com Londres, Munique, Berlim, Frankfurt ou Paris", sendo que "a 'prime yield' do mercado de escritórios de Lisboa situa-se nos 4,5%, seis pontos percentuais acima da média europeia, que se encontra nos 3,9%".

Os dados da Worx apontam que foram fechadas até Junho em Portugal várias "operações de peso nos segmentos de retalho e escritórios", que contabilizaram 91% do total do volume de investimento e 71% do total de operações concluídas e assentaram "maioritariamente em transacções de portfólios".

No retalho, é referida a venda por 411 milhões de euros do portfólio da Blackstone composto pelo Sintra Retail Park, Fórum Sintra e Fórum Montijo e a alienação por 230 milhões de euros do Dolce Vita Tejo.

Já nos escritórios destacou-se a venda do Lagoas Park pela Teixeira Duarte ao fundo europeu Kildare, por 375 milhões de euros, e na hotelaria a alienação por 55 milhões de euros do Hotel Intercontinental Porto ao grupo asiático GCP Hospitality.

"A crescente exposição de Portugal a nível internacional, a manutenção de programas de incentivo ao investimento estrangeiro e o excelente desempenho dos sectores turismo e residencial têm permitido a Portugal captar a atenção de um leque diversificado de investidores internacionais", nota a consultora.

Segundo refere, durante o primeiro semestre do ano o mercado permaneceu "muito dominado" pelos fundos de investimento imobiliário internacionais e por capitais estrangeiros, que contabilizaram 98% do volume total de investimento transaccionado.

Na Europa, o investimento imobiliário comercial registou um crescimento de 2% no primeiro semestre, totalizando 115,4 mil milhões de euros, traduzindo "o actual momento positivo do mercado de investimento imobiliário".

De acordo com a Worx, este "momento positivo" reflectiu-se "sobretudo no sector de escritórios, que aumentou 9%, atingindo uma quota de mercado de 44% no volume total de investimento, fruto do fecho de operações de grande dimensão (acima dos 100 milhões de euros)".

"Já o segmento de retalho, ao contrário do mercado português, estabilizou, permanecendo nos 25,8 mil milhões de euros, enquanto o segmento industrial e logístico teve uma queda de 16%", acrescenta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela