Secções
Entrar

Guiné Equatorial não consegue enviar dinheiro para fora do país

31 de julho de 2017 às 17:40

Desde 15 de Julho que os cidadãos estão impossibilitados de enviar dinheiro para o exterior, situação que só deverá resolver-se no mês de Agosto

A Western Union e a Moneygram, duas das principais empresas de transferência de dinheiro para o estrangeiro, estiveram as duas semanas últimas deste mês impossibilitadas de enviar dinheiro proveniente da Guiné Equatorial, noticia a AFP.

"Estamos em recessão e o dinheiro que entra também. Cada banco tem uma quantia mensal para as remessas, por isso quando chega a esse montante, tem de esperar até ao próximo mês", justificou à AFP um funcionário do Ministério das Finanças da Guiné Equatorial, que falou sob condição de anonimato.

Assim, desde 15 de Julho que os cidadãos da Guiné Equatorial estão impossibilitados de enviar dinheiro para o exterior, situação que só deverá resolver-se na terça-feira, quando começar o mês de Agosto.

De acordo com um decreto governamental de 28 de Junho, cada cidadão só pode enviar até um milhão de francos equato-guineenses por mês, o que equivale a cerca de 1.500 euros.

Apesar de ser o terceiro maior produtor de petróleo da África subsariana, a Guiné Equatorial é um dos países que sofreu com a queda dos preços do petróleo desde 2014, que desequilibrou as finanças públicas do país, que é o mais recente membro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O Fundo Monetário Internacional prevê uma nova quebra do Produto Interno Bruto da Guiné Equatorial de 5% neste e no próximo ano.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela