Secções
Entrar

Governo gasta 6,4 milhões de euros para combater Covid-19 nas escolas

12 de outubro de 2020 às 23:47

Programas de "prevenção, contenção, mitigação e tratamento" relacionados com a covid-19 nas escolas incluem máscaras para todos os alunos, assim como material desinfetante por todas as escolas.

A prevenção e contenção da covid-19 nas escolas do ensino básico e secundário tem um custo previsto de 6,4 milhões de euros para o próximo ano, segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

Segundo o documento hoje entregue no parlamento, os programas de "prevenção, contenção, mitigação e tratamento" relacionados com a covid-19 nas escolas deverão representar uma despesa de 6,4 milhões de euros.

A pandemia de covid-19 obrigou ao encerramento das escolas em março do ano passado e a uma nova forma de estar nas escolas. A juntar às regras de distanciamento e higienização, os funcionários e alunos, à exceção dos do 1.º ciclo, passaram a ser obrigados a usar máscaras dentro dos recintos escolares.

O Ministério da Educação disponibilizou equipamentos de proteção individual, incluindo 'kits' com máscaras para todos os alunos, assim como material desinfetante por todas as escolas.

No total, o Governo prevê gastar no próximo ano 6,4 milhões de euros com todo o programa que envolve as escolas e a covid-19. 

Este valor corresponde a 0,1% do orçamento total proposto para o ensino básico e secundário para 2021 que ultrapassa os sete mil milhões de euros, ou seja, mais 7,1% do que em 2020.

Nos últimos seis anos tem-se registado um aumento de verbas do OE para a área da educação, sendo a proposta de OE para 2021 a que apresenta o maior aumento.

De acordo com a proposta hoje entregue no parlamento pelo ministro de Estado e das Finanças, João Leão, este é o maior orçamento da Educação da última década.

O documento será votado na generalidade no próximo dia 28.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela