Secções
Entrar

Governo estranha previsões de Bruxelas

09 de novembro de 2016 às 20:04

Comissão Europeia reviu em baixa as projecções de crescimento económico de Portugal, antecipando que o PIB português cresça 0,9% este ano e 1,2% em 2017

O Ministério das Finanças considerou esta quinta-feira que as conjecturas da Comissão Europeia confirmam que Portugal deverá deixar de ter défices excessivos em 2016 e manifestou estranheza relativamente a algumas das previsões.

 

"As previsões da Comissão Europeia (CE) apresentadas hoje [quinta-feira] apontam para o crescimento da economia portuguesa em 2016, 2017 e 2018. Estas previsões confirmam ainda que Portugal deverá sair do Procedimento por Défices Excessivos em 2016", referiu o Ministério num comunicado.

 

O Ministério das Finanças acrescentou, porém, que "acolhe no entanto com estranheza parte das referidas previsões". "Fica por esclarecer a metodologia usada pela Comissão para que a previsão para o défice de 2016 se situe em 2,7% do PIB. Esta previsão é idêntica há seis meses, embora os dados sobre a execução orçamental, que são públicos e escrutináveis, apontem para que se atinja um défice na ordem dos 2,4% do PIB em 2016 - o mais baixo dos últimos 40 anos", salientou a nota de imprensa.

 

O Ministério defendeu ainda que a Comissão Europeia "reconhece a notável melhoria do mercado de trabalho em Portugal, com uma redução abrupta do desemprego".


E lembrou que dados recentes do INE "confirmam isso mesmo, com a redução da taxa de desemprego para 10,5% no terceiro trimestre". "A Comissão também dá conta do excelente comportamento do turismo em 2016. Contudo, afirma que as exportações têm crescido de forma tímida, o que não corresponde aos últimos dados disponíveis. Num ambiente externo adverso, as empresas portuguesas têm comprovado a sua competitividade e conseguido aumentar a sua quota de mercado em destinos maduros: em Setembro de 2016, em termos homólogos, as exportações intra União Europeia aumentaram 7,9%", diz no comunicado.

A Comissão Europeia reviu em baixa as projecções de crescimento económico de Portugal, antecipando que o PIB português cresça 0,9% este ano e 1,2% em 2017.

 

Estes números indicam também que a Comissão Europeia está mais pessimista do que o Governo português quanto à evolução da actividade económica, uma vez que o executivo liderado por António Costa espera um crescimento de 1,2% este ano e de 1,5% no próximo.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela