Secções
Entrar

Frente Comum contra fim da reforma obrigatória aos 70 anos na Função Pública

17 de agosto de 2018 às 13:18

O Governo quer acabar com a reforma obrigatória aos 70 anos na função pública, depois de o parlamento ter aprovado uma recomendação para pôr fim a este limite.

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública discorda profundamente do fim da reforma obrigatória aos 70 anos para os funcionários públicos, considerando que a medida tem como único objectivo aumentar a idade legal de reforma.

1 de 3
1,5 milhões de reformados abaixo do salário mínimo
Foto: Sábado
Foto: Pedro Catarino/CM

Na quinta-feira, o Público noticiou que o Governo quer acabar com a reforma obrigatória aos 70 anos na função pública, depois de o parlamento ter aprovado uma recomendação (do CDS-PP e aprovada com os votos também do PS e do PSD) para pôr fim a este limite.

"Em mais uma clara cedência ao PSD e CDS-PP, atendendo que a medida surge na sequência de uma recomendação aprovada apenas com os votos destes partidos e do PS, tal medida apenas contribui para mais um ataque aos direitos dos trabalhadores da Administração Pública, potencia a degradação dos serviços, tendo como único propósito aumentar a idade legal de reforma, violando o direito a uma aposentação com dignidade", afirma a Frente Comum em comunicado.

Para a Frente Comum, "prolongar artificialmente a idade de trabalho será factor de não renovação e de não rejuvenescimento na Administração Pública. Situações excepcionais de continuidade devem ser avaliadas em cada caso concreto atendendo inclusive a que a continuidade do trabalho não implica o aumento do valor da pensão".

Assim, a Frente Comum demonstra a sua "profunda discordância" perante a intenção do Governo, afirmando que não participou em nenhuma negociação com o executivo socialista neste sentido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela