Secções
Entrar

Fornecimento de gás nigeriano a Portugal em risco

17 de outubro de 2022 às 22:35

O fornecimento de gás natural a Portugal por parte da Nigéria poderá sofrer atrasos ou disrupções. Isto devido às fortes inundações naquele país africano que estão a afetar a produção e fornecimento de gás.

A Nigeria LNG Limited, principal fornecedor de gás natural à Galp, informou a petrolífera nacional que poderá não conseguir cumprir com os fornecimentos contratados. A Galp indica esta segunda-feira, em comunicado, que ainda não dispõe de informação para aferir quais serão os impactos.

Na curta nota enviada à CMVM, a petrolífera nacional refere que recebeu um aviso de "force majeure", uma figura legal em que uma das partes de um contrato invoca motivos excecionais para não cumprir os termos do compromisso celebrado.

Segundo a Galp, a Nigeria LNG Limited refere que o aviso se deve às fortes inundações que se registam naquele país africano, o que tem causado uma "redução substancial" na produção e fornecimento de gás natural liquefeito (GNL).

Apesar de não conseguir ainda calcular o impacto que esta situação poderá ter, a Galp admite que poderá enfrentar "disrupções adicionais no fornecimento".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela