Secções
Entrar

Farfetch não está preocupada com 'brexit' pois Reino Unido só representa 5% das vendas

08 de novembro de 2017 às 11:36

A Farfetch é uma das poucas 'startups' do mundo a serem consideradas unicórnio, ou seja, empresas que estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares.


O presidente-executivo da Farfetch, José Neves, afirmou hoje na Web Summit, em Lisboa, que "não está muito preocupado" com o 'brexit', pois o Reino Unido representa apenas 5% do total das vendas da empresa.

1 de 5

"Não estamos muito preocupados com o 'brexit' [saída do Reino Unido da União Europeia] pois temos uma posição forte nas vendas nos Estados Unidos (30%) e na Ásia Pacifico (27%)", disse o gestor da empresa sediada em Londres, lembrando que, por isso, em termos de risco cambial a empresa "está isolada".

O fundador da Farfetch, uma das maiores plataformas na Internet de venda moda de luxo, apesar de considerar que a operação em Londres "está a correr bem", alerta para o risco de ser difícil com o 'brexit' entrar talento não comunitário no Reino Unido.

A empresa luso-britânica, que é conhecida também por ser um dos unicórnios a nível mundial, isto é, que estão avaliadas em mais de mil milhões de euros, tem a sede em Londres onde trabalham colaboradores de 25 nacionalidades e conta com um total de 11 escritórios.

José Neves referiu também que a Farfetch "é mais do que uma plataforma de comércio eletrónico (no acrónimo inglês 'e-commerce')", tem consumidores em todo o mundo e foi criada por "afetos e gosto pela moda".

Para o gestor, o sentimento que se tem ao mergulhar no ambiente da Farfetch "não é replicável", sendo que a empresa é "comunidade global de moda".

Sobre se se deve aprender com os erros do passado, José Neves, explicou que para a Farfetch, as lições de há cinco anos atrás são "irrelevantes para hoje".

"O que dantes era um grande amigo", reconhecer os padrões e os erros do passado, agora começa para a empresa a ser "o nosso inimigo", salientou.

"Temos [pois] que aceitar que falhamos, que o erro existe, mas isso não nos deve impedir de tomar uma segunda decisão", advertiu.

Fundada em 2008, a Farfetch está traduzida para nove idiomas e tem parcerias com as melhores boutiques e marcas do mundo, de Tóquio a Toronto, Milão a Miami, oferecendo serviços em mais de 190 países e é uma das poucas 'startups' do mundo a serem consideradas unicórnio, ou seja, empresas que estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares (cerca de 902 milhões de euros).

O Conselho de Administração é liderado por José Neves, fundador e presidente executivo da empresa, e por Dame Natalie Massenet, fundadora do grupo Net-a-Porter, contando com investidores de envergadura no mercado tecnológico e de luxo, como Index Ventures, DST Global, Vitruvian, Conde Nast, IDG, Temasek e Eurazeo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela