Secções
Entrar

Espanha acabou com 'vistos gold' esta semana

Lusa 04 de abril de 2025 às 13:01

Segundo dados oficiais, desde que foram criados em 2013 e até ao final de 2023, foram concedidos em Espanha mais de 14.500 'vistos gold' por investimentos em imobiliário, com um crescimento em relação a anos anteriores associados ao 'brexit'.

Espanha acabou esta semana com os 'vistos gold' concedidos pela compra de casas a estrangeiros oriundos de países de fora da União da Europeia.

apartamentos em espanha Hauke-Christian Dittrich/AP

O fim dos 'vistos gold' em Espanha efetivou-se na quinta-feira com a entrada em vigor de uma lei com "medidas em matéria de eficiência do Serviço Público de Justiça" que inclui outras iniciativas também relacionadas com a habitação.

Estes 'vistos gold' traduziam-se na concessão de autorizações de residência a pessoas que fizessem um investimento mínimo de meio milhão de euros em imobiliário e estavam em vigor em Espanha no âmbito de uma lei aprovada em 2013.

Os "vistos gold" que agora terminaram permitiam ainda a concessão de autorizações de residência em troca de investimentos em depósitos bancários, dívida pública, ações, fundos de investimento e projetos empresariais classificados como "de interesse geral".

Segundo dados oficiais, desde que foram criados em 2013 e até ao final de 2023, foram concedidos em Espanha mais de 14.500 'vistos gold' por investimentos em imobiliário, com um crescimento em relação a anos anteriores associados ao 'brexit' (a saída do Reino Unido da União Europeia) e a guerra na Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022 com um ataque da Rússia.

Barcelona, Madrid, Málaga, Alicante, Baleares e Valência concentraram 90% de todos os 'vistos gold' concedidos em Espanha na década em que estiveram em vigor. A maioria dos beneficiários é de nacionalidade chinesa e russa.

A lei que entrou em vigor na quinta-feira introduz, por outro lado, medidas para a agilizar despejos de casas ilegalmente ocupadas ou a obrigatoriedade de os alojamentos locais terem autorização expressa do condomínio para poderem ser usados como apartamentos turísticos.

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, tinha a anunciado há um ano, em 08 de abril, a intenção de acabar com os 'vistos gold' conseguidos com a compra de casa.

Sánchez disse na altura que 94 em cada 100 deste tipo de vistos eram concedidos em Espanha com a compra de habitação.

O líder do Governo justificou o fim da medida - como já fizeram outros países europeus, incluindo Portugal - com as dificuldades de acesso à "habitação digna" em Espanha, "o principal problema" que enfrentam famílias e jovens.

A maioria dos 'vistos gold' são concedidos em cidades e regiões como Madrid, Barcelona, Valência, Alicante, Málaga ou Baleares, precisamente onde "o mercado de habitação é mais tenso", destacou Sánchez.

Em Portugal, a proposta para acabar com a concessão de novos 'vistos gold' para investimento em habitação foi aprovada em julho de 2023.

A norma revogatória dos 'vistos gold' foi uma das propostas do programa Mais Habitação e, com a entrada em vigor da nova lei, deixaram de ser admitidos novos pedidos de concessão, o que não afeta a possibilidade de renovação das autorizações já concedidas.

Também ficou excluída da limitação de 'vistos gold' a concessão ou renovação de autorizações de residência para reagrupamento familiar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela