Secções
Entrar

Draghi afirma que BCE pode descer ainda mais as taxas de juro

10 de março de 2016 às 16:46

A taxa directora fixa-se nos 0% pela primeira vez. Taxas de juro baixas podem manter-se para além do programa de compra de activos

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, afirmou que as taxas de juro na zona euro podem descer ainda mais, depois do corte anunciado hoje.

"As taxas de juro vão ficar nos níveis actuais ou mais baixos por um longo período, para lá do fim do programa de compra de activos", que deve terminar em Março de 2017, disse Draghi em conferência de imprensa.

Actualmente "não antecipamos que seja necessário baixar mais as taxas de juro", no entanto, "as condições podem mudar", afirmou Draghi.

O BCE decidiu hoje cortar todas as taxas de juro, passando a taxa directora para 0%, o que acontece pela primeira vez.

O conselho de governadores do BCE reduziu também a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez para 0,25%, um corte de cinco pontos base, e a taxa de depósitos passou de -0,30% para -0,40%, um corte de 10 pontos base.

Os bancos da zona euro insurgem-se contra a taxa de depósitos negativa, que os penaliza, mas Draghi sublinhou que a rentabilidade dos bancos, no conjunto, não será prejudicada pelo nível de taxas.

"Isso significa que podemos descer a um nível mais negativo sem ter efeitos no sistema bancário? A resposta é não", acrescentou.

O BCE adoptou um sistema de compensação para os bancos: no âmbito de uma nova série de empréstimos de longa duração que será concedida a partir de Junho, poderá haver juros negativos, ou seja podem ser pagos para contraírem empréstimos junto do banco central, com a condição de o dinheiro ser colocado como crédito à disposição de particulares e empresas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela