
Juízes alemães ameaçam ajuda do BCE à Europa
Decisão de tribunal alemão sobre o BCE é "preocupante", diz Miguel Poiares Maduro. Director do centro Jacques Delors chama-lhe "nacionalismo legal". Efeitos podem atingir milhões de pessoas.
Decisão de tribunal alemão sobre o BCE é "preocupante", diz Miguel Poiares Maduro. Director do centro Jacques Delors chama-lhe "nacionalismo legal". Efeitos podem atingir milhões de pessoas.
A Moody's, a primeira agência que colocou o rating de Portugal em lixo em 2011, deverá subir hoje a nota da República. A banca continua a recomendar a compra de dívida portuguesa e a Bloomberg chama-lhe "ouro".
O euro faz 20 anos e os economistas consideram que a moeda única conseguiu evitar um "desastre maior" nas contas públicas portuguesas. O balanço de duas décadas da moeda é positivo.
O Banco Central Europeu injectou mais de dois biliões de dólares no sistema monetário europeu através do seu programa de compra de activos, mas a entidade fecha a torneira da liquidez no final do ano.
A partir de Janeiro de 2019, o Banco Central Europeu já não estará no mercado com o seu programa de compra de activos mensal.
Tal como esperado, o Banco Central Europeu confirmou esta quinta-feira que o programa de compra líquida de dívida termina. Mas já deu novas pistas: a fase de reinvestimentos vai perdurar, pelo menos, para lá do Verão de 2019.
As bolsas europeias estão divididas entre ganhos e perdas, depois de o governo italiano ter baixado a meta do défice e de Theresa May ter sobrevivido à moção de censura. O euro está em alta, em dia de reunião do BCE.
A bolsa nacional abriu em ligeira baixa ao ser pressionada pelas quedas da EDP Renováveis e da Galp Energia.
Esta quinta-feira há reunião do BCE, que deverá manter os juros no actual nível e confirmar o fim do programa de compra de activos no final do ano. Os mercados estarão a reagir à "sobrevivência" de May à moção de censura e à cedência de Itália no défice.
O primeiro vice-director-geral do Fundo considera que a estão a ser reunidas as condições para uma tempestade perfeita que poderá culminar numa nova crise financeira internacional. David Lipton alerta que os mecanismos de prevenção de crises persistem "incompletos" e defende que o FMI precisa de mais recursos.
A semana será marcada pela votação do acordo para o Brexit no parlamento britânico e pela reunião do BCE. Em Portugal, a Vista Alegre termina o aumento de capital e a Science4you a subscrição das acções.
A autoridade monetária fixou uma nova chave de capital para todos os bancos centrais da União Europeia. Os países do Sul da Europa são os mais penalizados.
O acordo de tréguas entre os EUA e a China para que as negociações comerciais prossigam deverá ser um dos marcos da sessão, num dia em que os investidores vão reagir aos resultados da Teixeira Duarte e do Novo Banco.
Esta segunda-feira, o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, fala perante o Comité para os Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, devendo abordar o fim do programa de compra de activos e deixar pistas sobre a política de reinvestimentos. O acordo do Brexit também estará no radar neste dia de grandes descontos nas compras pela internet.
A semana será marcada pelo discurso de vários governadores de bancos centrais e pela reunião do Grupo das 20 maiores potências. Já a Fitch poderá pronunciar-se sobre o "rating" do país.
Alexandre Fonseca sublinha que o interesse da Altice por activos de media em Portugal não se restringe a canais de TV. Mas garante que desde o fim do negócio com a Media Capital não houve mais contactos nesse sentido.