Sábado – Pense por si

lagarde
Bruno Faria Lopes

O dinheiro barato está para durar (ainda) mais tempo

Economistas não esperam que as taxas de juro voltem a subir para valores positivos antes de 2025 ou 2026. Mudança na estratégia do BCE abre a porta ao prolongamento da política de juros historicamente baixos.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira os bancos centrais de Inglaterra e do Japão irão anunciar as suas decisões de política monetária, não se esperando novidades. Na Europa, os mercados deverão estar a reagir ao anúncio da Fed de um abrandamento no ritmo de subidas da taxa directora em 2019, mas que ficou aquém do que os investidores esperavam.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira arranca a reunião de dois dias do banco central dos EUA, com o mercado a antecipar o quarto aumento de juros deste ano e à espera de sinais sobre o rumo da política monetária em 2019. Nas bolsas, o sentimento irá melhorar e inverter as quedas do início da semana?

Wall Street em mínimos do ano e a caminho do pior Dezembro desde 1931

As bolsas norte-americanas encerraram em queda, a marcarem os níveis mais baixos do ano e a encerrarem mesmo nos valores mais baixos dos últimos 14 meses, com abalos na saúde, seguros e tecnologias. O Dow Jones e o S&P 500 estão a caminho do seu pior mês de Dezembro desde a Grande Depressão, em 1931.

Meng e OPEP: a dupla que manteve Wall Street no chão

As bolsas do outro lado do Atlântico voltaram a perder terreno, muito à conta das cotadas da energia, que foram pressionadas pela queda das cotações do petróleo. Já a detenção da directora financeira da Huawei trouxe novos receios quanto às relações comerciais entre os EUA e a China. Mas no final da sessão a Fed impediu maiores perdas.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Nesta quinta-feira, dia em que a Luz Saúde já não negoceia em bolsa, arranca o aumento de capital da Vista Alegre. Entre outros destaques está a divulgação dos dados do emprego em Portugal, no mês de Outubro, bem como o relatório de estabilidade financeira do BCE e as actas da última reunião da Fed.

Tecnologias e petróleo travam sangria em Wall Street

As bolsas norte-americanas regressaram aos ganhos, sobretudo pela mão das tecnológicas e das cotadas ligadas à energia, num dia de subida dos preços do petróleo e de bons dados sobre a procura de combustível nos EUA.

Fed fortalece dólar e atira Wall Street ao chão

Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico inverteram para terreno negativo, ao passo que o dólar reforçou os ganhos face às principais moedas, depois de a Fed manter os juros no actual nível mas sinalizar uma subida para o próximo mês.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira prossegue a apresentação de contas dos primeiros nove meses do ano, sendo a vez da Semapa, Altri e Cofina. Já os CTT e Jerónimo Martins estarão a reagir aos resultados divulgados ontem depois do fecho da bolsa.

A política de juros da discórdia nos EUA

Tendo em conta que a Fed é uma entidade independente, Donald Trump terá de se contentar, para já, com os seus desabafos. Arrependido ou não por ter nomeado Powell, agora é ele quem tem o poder.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.