Secções
Entrar

Dona do Ozempic contribui com 1,6% para o PIB da Dinamarca

Negócios 21 de novembro de 2025 às 10:59

Farmacêutica Novo Nordisk teve "um impacto significativo" para o crescimento da economia dinamarquesa no terceiro trimestre, devido ao forte aumento das exportações.

A Novo Nordisk, que fabrica os medicamentos injetáveis para perda de peso Ozempic e Wegovy, foi responsável por um aumento de 1,6% no PIB da Dinamarca no último trimestre do ano, avança esta sexta-feira o . A empresa farmacêutica atingiu um marco histórico na economia dinamarquesa, devido à forte procura por esses produtos.
Medicamento Ozempic da Novo Nordisk em destaque após declarações de Trump Marcus Brandt / AP
O PIB da Dinamarca cresceu 2,3% no terceiro trimestre. Mas, segundo o instituto nacional de estatística do país, “sem a contribuição do setor farmacêutico”, o crescimento teria sido de apenas 0,7%. Como a Novo Nordisk, é a empresa que domina o setor no país, os analistas do Danske Bank concluem que a empresa “teve um impacto significativo no PIB”. O contributo para o crescimento do PIB deu-se sobretudo do lado das exportações. As vendas da empresa ao exterior cresceram 4,1%, o que representa praticamente todo o crescimento das exportações de bens do país (4,7%). A , praticamente metade do PIB do país, e suas vendas totalizam aproximadamente 9,3 mil milhões por trimestre.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela