Secções
Entrar

Cristina Ferreira já é accionista da dona da TVI

03 de novembro de 2020 às 14:44

A DoCasal Investimentos, detida pela apresentadora, é agora dona de 2,5% da Media Capital, na sequência da saída da Prisa.

A Fitas & Essências, controlada por Stéphane Rodolphe Picciotto, já detém 3% da Media Capital, tal como a DoCasal Investimentos (DCI), da apresentadora Cristina Ferreira, com 2,5%, na sequência da saída da Prisa, anunciou hoje a dona da TVI.

O grupo espanhol Prisa concluiu hoje a venda da totalidade da sua participação na Media Capital, ao vender os restantes 21,2% que detinha na dona da TVI através da Vertix, por 12,1 milhões de euros.

Em comunicados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a Media Capital dá conta das participações qualificadas da Fita & Essências e da DCI.

"A sociedade Fitas & Essências Lda, de que sou o único gerente, adquiriu em 02 de novembro de 2020 um total de 2.535.395 ações escriturais e nominativas emitidas pela sociedade grupo Media Capital e inerentes direitos de voto, as quais representam, no seu conjunto, 3% do respetivo capital social", refere Stéphane Rodolphe Picciotto, no comunicado.

"As ações foram adquiridas à sociedade Vertix SGPS" na sequência de um acordo de compra e venda de ações comunicado em 10 de setembro, refere ainda a Fitas & Essências.

Num outro comunicado, a DoCasa Investimentos Lda comunica que "foi concretizada em 02 de novembro de 2020 a aquisição, por si (como compradora), das ações objeto do 'shares sale and purchase agreement' celebrado em 04 de setembro de 2020, cuja celebração foi feita entre a DCI e a Promotora de Informaciones (Prisa) e a Vertix.

Ou seja, "esta aquisição, através de compra e venda particular, teve por objeto 2.112.830 ações representativas de 2,5% do capital social e direitos de voto da Media Capital, correspondendo assim à aquisição, nos termos legais, de uma participação qualificada, nesse montante, por parte da DCI, enquanto titular das referidas ações e direitos de voto inerentes", lê-se no comunicado.

"Uma vez que a DCI é detida maioritariamente pela sua sócia Cristina Maria Jorge Ferreira [atual diretora de ficção e entretenimento da TVI], a referida participação qualificada da DCI é igualmente imputável (...) à referida sócia, por conta de quem esta comunicação é igualmente efetuada", lê-se no documento.

A conclusão da alienação da sua posição na dona da TVI acontece cerca de dois meses depois (04 de setembro) da Prisa ter anunciado a venda da sua participação na Media Capital a uma "pluralidade de investidores".

Com a concretização da venda, a Media Capital tem vindo a anunciar as participações de vários investidores, onde constam o grupo Triun, de Paulo Gaspar, filho do presidente da Lusiaves, que comprou na segunda-feira 23% da empresa, mais 3% do que tinha sido anteriormente divulgado.

Também na segunda-feira foi comunicado que a Biz Partners concretizou a compra de 11,9% da Media Capital, mas sem o grupo industrial Tensai na sua estrutura acionista, ao contrário do que tinha sido divulgado em setembro.

A Biz Partners passou então a deter 10.118.339 ações do capital social da dona da TVI, o que corresponde a uma participação qualificada de 11,9725% no capital social e direitos de voto desta referida sociedade.

A sociedade é agora dominada pela Hiper Go, com 33,4% que "tem como beneficiário efetivo Miguel Maria Bragança Cunha Osório Araújo", refere o comunicado enviado na segunda-feira.

Segue-se a IBG – International Business Group Portugal – SGPS, S.A. (Zona Franca da Madeira), a Castro Group, com 16,7%, a Capitais Privados (16,4%), a Regimidia, de Tony Carreira, com 8,3% e, com igual participação, a Benecar.

Em maio, a Prisa tinha reduzido a sua posição de 94,69% para 64,67% na Media Capital, através da Vertix [empresa detida integralmente pelo grupo espanhol], na sequência da entrada do empresário Mário Ferreira na dona da TVI.

Através da Pluris Investments, Mário Ferreira passou a deter 30,22% da Media Capital, numa operação de 10,5 milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela