Secções
Entrar

Criptomoedas "não são moeda coisa nenhuma"

22 de novembro de 2018 às 22:56

O ex-vice-presidente do Banco Central Europeu, Vítor Constâncio, afirma que "não há verdadeiramente moeda sem um poder estatal por trás".

O ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, afirmou hoje que "não há verdadeiramente moeda sem um poder estatal por trás", sublinhando que as criptomoedas "não são moeda coisa nenhuma".

O economista e ex-governador do Banco de Portugal falava durante uma conferência no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa, sobre "Guerras Cambiais no século XXI".

Vítor Constâncio, que falava sobre a participação das diferentes moedas nas reservas oficiais dos países, considerou que neste campo não há lugar a "nenhumas coisas chamadas 'cryptocurrencies', que não são moeda coisa nenhuma".

As criptomoedas "nunca terão qualquer hipótese de ter essa visibilidade", reforçou o economista.

"A moeda privada foi tentada no século XIX em muitos países, acabou sempre por não funcionar e gerar crises recorrentes e por razões que também se compreendem estudando a histÓria monetária desde outros séculos não há verdadeiramente moeda sem um poder estatal por trás e, em última análise, o poder de taxar os cidadãos", afirmou.

Em Portugal, o Banco de Portugal (BdP) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) têm feito diversos alertas para os riscos relacionados com 'bitcoin' ou outras moedas virtuais, como são designadas.

O BdP também já recomendou às instituições de crédito, às instituições de pagamento e às instituições de moeda eletrónica sujeitas à sua supervisão que se abstenham de comprar, deter ou vender moedas virtuais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela