Secções
Entrar

Concurso para segunda PPP da alta velocidade corta 11 km e muda acesso à linha do Norte

Negócios 19 de dezembro de 2025 às 10:58

O segundo concurso para o troço Oiã-Soure vai manter o preço base de 1,6 mil milhões de euros e a localização da estação de Coimbra. O Governo prevê assinar o contrato em 2027.

O Governo anunciou esta sexta-feira, em conferência de imprensa no Entroncamento para a apresentação da agenda “Novas infraestruturas que projetam o país”, que o concurso para o troço Oiã-Soure, que vai ser agora relançado, vai manter o preço-base do primeiro procedimento, que ficou vazio, de 1,6 mil milhões de euros. Mas o objeto do contrato é alterado, com a redução de 11 quilómetros de extensão deste troço, assim como do acesso à linha do Norte. Já a localização da estação de Coimbra é mantida, assim como a quadruplicação da linha do Norte, disse o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
Miguel Pinto Luz apresenta estratégia Portos 5+ para 2025-2035
O investimento total neste troço da alta velocidade será de 2,4 mil milhões de euros, envolvendo 60 quilómetros de linha, 25 pontes e viadutos, 18 conexões à rede convencional, um túnel e nove intervenções na linha do Norte. Na apresentação mais detalhada das medidas aprovadas no último Conselho de Ministros, o ministro disse ainda que este contrato de concessão prevê cinco anos de desenvolvimento e 25 de disponibilidade e que espera que a assinatura do contrato tenha lugar em 2027.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela