Secções
Entrar

Bulgária adota esta quinta-feira o euro e torna-se o 21.º membro da zona euro

Lusa 01 de janeiro de 2026 às 10:39

Quase 20 anos após a sua adesão à União Europeia.

A Bulgária adota esta quinta-feira o euro, tornando-se o 21º país a adotar a moeda única europeia, quase 20 anos após a sua adesão à União Europeia.
Sina Schuldt/picture-alliance/dpa/AP Images
À meia-noite de quinta-feira, o pequeno país dos Balcãs, que aderiu à União Europeia em 2007, abandona o lev, a sua moeda nacional em uso desde o final do século XIX, na esperança de reforçar os seus laços económicos com outros membros da zona euro, mas também temendo uma possível rutura com o euro. Com uma diferença horária de uma hora em relação a Lisboa, a capital búlgara, Sófia, já entrou em 2026. Milhares de pessoas enfrentaram temperaturas negativas para assistir ao tradicional concerto de Ano Novo, organizado pela Câmara Municipal de Sófia em frente ao antigo Palácio Real. Na fachada da sede do Banco Nacional da Bulgária, situado na mesma praça, uma contagem decrescente exibia os minutos que faltavam para a meia-noite. Após a chegada do Ano Novo, moedas de euro búlgaras foram projetadas no edifício. "A introdução do euro é a última etapa da integração da Bulgária na União Europeia", declarou o Presidente, Rumen Radev, num discurso transmitido pelas televisões alguns minutos antes da meia-noite. No entanto, o chefe de Estado lamentou que os búlgaros não tenham sido consultados por referendo sobre esta escolha que dividiu o país. "Esta recusa foi um dos sintomas dramáticos do profundo fosso entre a classe política e o povo, confirmado pelas manifestações massivas em todo o país", afirmou, apesar de o Tribunal Constitucional ter decidido o contrário. As manifestações, que denunciavam a corrupção, levaram, em meados de dezembro, à queda do governo conservador de coligação, no poder há menos de um ano, o que significa novas eleições legislativas, as oitavas em cinco anos. Já na quarta-feira de manhã, a maioria das bancas do "Mercado das mulheres", o maior e mais antigo da capital, já exibia os preços em lev e em euros. "Toda a Europa se adaptou ao euro, nós também vamos conseguir", comentou Vlad, um reformado de 66 anos que veio comprar velas mágicas e frutas para a refeição de Ano Novo, à agência France Presse (AFP). "O importante é que a Bulgária permaneça na Europa e se afaste de Moscovo", acrescentou. Lucy, vendedora de legumes enlatados com cerca de 40 anos, afirmou à AFP que já aceita pagamentos em euros e acredita que a população se habituará rapidamente à nova moeda. A taxa de conversão entre o euro e o lev búlgaro é de 1,9558 lev por 1 euro.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela