Secções
Entrar

BCE recusa fornecer informação sobre banca portuguesa

25 de abril de 2016 às 19:56

A solicitação feita por um eureputado do PCP que pretendia saber sobre o acompanhamento e supervisão ao sistema bancário português e o BCE recusou

O Banco Central Europeu (BCE) recusou esta segunda-feira, 25 de Abril, disponibilizar informação sobre o acompanhamento e supervisão ao sistema bancário português, solicitada por um eurodeputado do PCP no início de Abril, invocando deveres de segredo profissional e de confidencialidade.

Numa carta remetida a 5 de Abril, o eurodeputado eleito pelo PCP Miguel Viegas considera que casos como o do BCP, do BPN, do BES/GES e, mais recentemente, o do BANIF demonstram "a fragilidade do sistema financeiro português" e justificam "fundadas interrogações sobre o sistema de supervisão bancária".

Nesse sentido, o eurodeputado remeteu ao Conselho de Supervisão do BCE um pedido de informação e documentação sobre a banca portuguesa: "Venho solicitar à supervisão bancária do BCE toda a informação, documentação, pareceres técnicos e conclusões relativas ao acompanhamento e supervisão do sistema bancário português", lê-se na missiva do eurodeputado Miguel Viegas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela